Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O brasileiro Francisco Costa

Francisco Costa é uma personalidade conhecida em Nova Iorque, de extremo bom gosto. Ele foi contratado em 2003, aos 42 anos, para ser o principal designer da Calvin Klein, na linha feminina, e tem feito um trabalho fantástico, premiado em março de 2006 como Designer do Ano pela WWD com o troféu CFDA (Council of Fashion Designers of America) e novamente em junho de 2008.


Ele deu uma entrevista a revista ISTOÉ, na edição nº 2144, deste mês na qual observei falas de extremo interesse, para as meninas do Patota. Nessa entrevista ele fala que seu trabalho em Nova York começou passeando com cachorros e fazendo papel de babá deles nos anos 80, e havia uma mulher que ele visitava três vezes por semana. Ela era maníaca por roupas e sapatos, e os guardavam no porão. Ele que deveria cuidar dos cachorros dela, passava o tempo todo no closet, até que se ofereceu para catalogar o acervo dessa senhora, experiência que lhe serviu como uma verdadeira escola de moda # dava um filme né.

Suas criações primam pelas linhas retas minimalistas e luxuosas. Franciso descreve a mulher que veste suas peças como madura, intelectual, jovial ,sofisticada, sexy e inteligente, alguém que quer estar no topo. Como Catherine Deneuve em “Belle de jour”, de 1967.
Suas musas atuais são Eva Mendes (latina), Zoe Saldaña (negra) e Diane Kruger (loira). Que é bem representativo para o conceito de moda global da Calvin, destinada a todos os perfis de mulheres.

O interessante é que em um momento da entrevista ele fala:
"Adoro visitar o Brasil sempre que posso. Queria ir mais ao Nordeste, mas viajar para lá está muito caro".

Então esperamos que ele arranje logo um dinheirinho e venha logo, pois tem muitas fontes de inspiração aqui. Afinal de contas ser o principal designer da Calvin Klein não deve ganhar tão pouco assim.



Gabriela Muniz Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário