Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

De olho nos pés



A maioria das pessoas possui, pelo menos, um par de ALL STAR. É de uma opinião quase unânime de que quanto mais velho e desgastado, melhor. Cada um usa o Chuck’s, como também é conhecido, da maneira que preferir, não existe regras. Podem ter cadarços diferentes, estar surrados, riscados, customizados. Não há idade nem tribo específica para os amantes desse tênis que já atravessou inúmeras gerações e segue como o calçado mais vendido do mundo.


A história

Tudo começou quando Marquis M. Converse fundou a empresa Converse Rubber Company em 1908, na cidade de Malden, Massachusetts. Em 1917, a empresa lançou uma linha de calçados esportivos, incluindo um tênis de lona e sola de borracha, inovador para a época, o adorado mundialmente CONVERSE ALL STAR, com o selo de estrela na lateral. Com isso, Converse objetivava padronizar os times de basquetes. Em 1921, Charles “Chuck” Taylor, jogador universitário que logo se tornou profissional, popularizou o tênis ao adotá-lo como seu calçado preferido para o esporte e se juntou a Converse, colocando novas idéias para uma versão do ALL STAR. Ele mudou o desenho da sola para criar mais tração e adicionou uma proteção no calcanhar para melhor apoio e proteção ao tornozelo dos jogadores. O CONVERSE ALL STAR com a sua assinatura teve sucesso rápido, começando a ser conhecido como, também, Chuck’s



Foi o primeiro tênis produzido para o mercado de massa norte-americano. Seu designe básico, conforto, durabilidade e funcionalidade fez com que fosse usado tanto como o tênis oficial dos jogadores de basquete americanos como também como o calçado oficial das forças armadas americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Até 1947 o ALL STAR só era encontrado na cor preta, tradicional. Isso mudou com o lançamento do tênis na cor branca, dando mais uma opção básica para os seus consumidores.



Logo começaram a ser usados também pelas estrelas de cinema e do rock. James Dean popularizou o tênis entre os mais jovens e até 1955 o Chuck’s se tornou o calçado número 1 na América. Na década de 60, Hollywood começa a usar cada vez mais os seus produtos e é quando a distância entre os mundos do esporte e da moda começa a desaparecer.

Com outras marcas desenvolvendo calçados com tecnologia mais avançada e em materiais mais adequados para o basquete, a Converse atende a demanda criando modelos em couro e outras cores e, em 1966, lançam a versão de cano curto (o modelo Oxford) em cores variadas. Nos anos 70, alçado por grandes bandas de rock como a grunge Nirvana, o ALL STAR se firmou como um dos itens indispensáveis no mundo do rock’n’roll.

Kirsten Stewart, no tapete vermelho da MTV; Avril Lavigne, em uma premiação da Fox; Michelle Williams andando pelas ruas de New York

Chuck’s é até hoje um dos maiores símbolos do rock’n’roll, mas isso não impede com que pessoas de diferentes tribos o usem e definam seu estilo através dele. Porque CONVERSE ALL STAR é um dos calçados mais versáteis já criados. Ele não é apenas um complemento da roupa, é o que dá vida a ela. 




Eu já tenho os meus! 
beijos
Isabela Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário